segunda-feira, 28 de julho de 2008

Tic-Tac


Um tic-tac que não acaba vai infernizando a minha vida e lembrando-me dos desperdícios a que me vou propondo voluntariamente. Vou desperdiçando mais uns minutos e aquele tic-tac vai fazendo a banda sonora, segundo a segundo, daquele meu fazer coisa alguma. Agarro num monte de penas, daqueles que se encontram envoltos num pedaço de pano, e ponho-o em cima do mecanismo sonoro. Continuo o meu quotidiano, agora embebido num tic-tac abafado, fazendo um eco maior na minha cabeça. Engraçado, podemos estar a fazer o que quisermos, a rir, chorar, dormir, correr, meditar, bocejar, fazer nenhum ou fazer tudo, fazer o bem ou o mal, que há sempre uma coisa constante a tudo, o tic-tac daquele relógio. E mesmo que eu me farte e o parta, o tic-tac vai continuar na minha cabeça e na minha vida. Bem, acho que vou aproveitar os próximos tic-tacs para descançar, para assim aproveitar bem os tic-tacs do dia de amanhã!

13 comentários:

Anónimo disse...

Bem! sem dúvida k este texto tá lindo! mostras bem o k tás a sentir e ó menus xegaste á conclusâo k perdeste tempo com algumas coisas mas repara: ás vezes é bom perdermos tempo,nem k seja pra crescer mais um poco! fica bem! jinhu gand da kátia

Anónimo disse...

Parece é que foram muitos tic-tacs até voltares a escrever...
Agora tenta desperdiçar mais uns na escrita que quem está do meu lado agradece...

Anónimo disse...

Leio, mas não deixo comentários. Apesar disso, concordo que chegou a hora de o fazer. Vou ser sincero, foram poucos os textos que me agradaram. Mas os que realmente me fizeram dizer: "muito bom!" eram simplesmente, muito bons.
Mas agora deixo um concelho de alguém que já teve algumas experiencias com jovens escritores: não aches que o que escreves é bom, nem tão pouco acredites que tudo o que te dizem nos comentários são sempre as verdades. Confia apenas em ti, isso bastara para que os teus textos atinjam um patamar do que se pode chamar "aceitável", e mais tarde, com a experiencia que a vida te vai trazendo, vão passar ao patamar do "excelente". Já agora não desperdices tempo com quem não vale a pena e muito menos com ninharias, deu para perceber que isso te aconteceu. mas se calhar a culpa foi tua, assim como na maioria das vezes, a culpa dos nossos erros é sempre nossa.
Apesar de achar que podemos e devemos perder tempo com algumas coisas, não concordo com o comentário feito pela pessoa intitulada de Cátia. não creio que perder tempo nos faça crescer, muito pelo contrário, faz-nos estagnar! E só para acabar, vou deixar um excerto de um pequeno texto que escrevi quando passei por uma fase de depressão. Abraços!
"Desapontamento..."
" (...)Não queria sair daquele estado vegetativo onde me encontrava. Só de pensar em acordar, ter de enfrentar quem se preocupava comigo, ter de ver o verde dos campos que á minha volta se encontravam, ter de mostrar a face de alguém que á muito se tinha perdido nos abismos desta estúpida depressão, ter de...
já não consigo mais ser este fantasma da minha própria vida, já não consigo mais deambular por um labirinto feito de gente ambiciosa e sem escrúpulos que matam aos poucos o meu ser, o meu existir!
Perdi tempo a tentar ser feliz de uma maneira impossível, tentando ser outra pessoa, sabendo que o meu eu estava morto de tanto sofrimento. (...) Esqueci-me de quem sou! Engraçado, não é? Como posso pensar em seguir em frente quando nem o passado eu consegui percorrer? Esquecer é fácil, para quem nunca viveu nada igual... Mas agora pergunto: valerá a pena sofrer mais e mais? Não, nunca valeu a pena, nunca valerá. Mas fará sempre parte do meu ser este lado masoquista de alguém que sabe que só vai aprender pelos erros que cometer! Estúpido? Talvez. Por isso me encontro nesta situação. Mas por alguma razão que eu desconheço, consigo ultrapassar tudo o que á minha frente se atravessa. (...) Uma vez alguém muito experiente disse: "Pedras no caminho? Apanho-as todas, um dia vou construir um castelo!" Acho, então, que vou começar a construir o meu!"

Anónimo disse...

Ao ler o comentário feito pela pessoa intitulada de forasteiro, senti necessidade de lhe responder! Sabes: se todas as pessoas achassem o mesmo andávamos todos á "batatada".Não acredito que perder tempo nos faxa estagnar! Reapara: quando chegas á conclusâo que perdeste tempo tiveste que bater algumas vezes com a cabexa e aí encontraste obstáculos e alguns difixeís de ultrapassar! Acreditas mesmo que ao passares por isto estás estagnado?Eu nao, acho que se passasse por issu acabava por aprender mt coisa e issu com xerteza que me faria crecer! Mas como já dixe nem todos podemos achar o mesmo,e inda bem! já agora, gosto da tua última parte do comentário,mas deixa-me que te diga: a verdadeira frase é: "pedras no caminho?Guardo todas,um dia vou construir um castelo..." Também já comexei a construir o meu!Bem, desculpa miguel por ter invadido o teu blog pra responder a um comentário,mas senti essa necessidade e penso que me compreendes! jinhus

Anónimo disse...

Cm dizia o nosso kerido Fernando Pessoa " td vale a pena se a alma n é pequena!" Por isso mesmo aquele simples tic- tac que passa enquanto estamx perdidos nos sonhos que, involuntariamente, nos invadem a alma ou ... aquele simples tic- tac que perdemos c algo k para nos n teve importância e ao qual damos o nome de" desperdicio". São tic-tac importântes na nossa vida!E porquê? Porque embora os interpretemos como uma simples" perda de tempo" eles são mt mais do k isso! São eles k nos ensinam a ultrapassar ondas devastadoras, mas k c o tempo se tornam enriquecedoras, uma vez k que preparam o nosso barco para ultrapassar grandes tempestades.Resta-nos apenas intrpretar cada tic-tac da nossa vida e recolher a mensagem k ele nos trás!É esse o meu desejo! Intrepreta cada tic-tac da tua vida e verás a mensagem  k ele te trás. Vai em frente!  Eu gostei mt do teu texto! jinhox Bebiana 

Anónimo disse...

Não gostava de utilizar o blogue de alguém para estes fins, mas tendo em conta que recebi resposta ao que disse no comentário anterior, vou então responder.
Estou completamente de acordo quando a pessoa denominada de Cátia exprime á sua maneira e muito bem que não podemos ser todos iguais, isso seria um pesadelo bem real.
Mas continuo a não poder concordar com o facto de quando perdemos tempo isso nos faz prosperar, ou numa linguagem mais corrente, nos faz crescer (já agora é assim que se escreve crescer, tens de ter mais cuidado com os erros…)!
Quando perdemos tempo, estagnamos! Porque apesar de acharmos que tiramos muitas conclusões do sucedido, acabamos por PERDER tempo precioso para outras coisas! Tempo que não vais conseguir recuperar, e que no final vais perceber que foi um completo desaproveitamento das tuas preciosas horas.
Mas se calhar isto é só a experiencia de alguém que desperdiçou muito tempo com muitas realidades (ou coisas, depende da linguagem que usares!) e apesar de ter retirado algumas conclusões, a maior conclusão que retirei de todas as privações de tempo pelas quais passei, foi que estava na mesma, tinha estagnado! Em dias, meses ou até anos que foram habitados com totais perdas de momentos/ocasiões, eu não evolui, daí ter paralisado/estancado!
Peço desculpa por ter ocupado este espaço com este comentário, mas a minha natureza não me permite ficar calado, não quando puxam por mim. Porque normalmente só expresso a minha opinião quando acho que é a altura certa! No entanto, acho que os blogues também têm esta finalidade, de “discutirmos” os assuntos expostos pelo autor dos textos apresentados no blogue.
E já agora, deixo apenas um pedido ao autor do blogue: Gostava que a tua assiduidade em termos de textos fosse melhor! Posso não ter ficado completamente agradado com grande parte dos textos, no entanto, e como já referi anteriormente, tens teores/textos muito bons, e que mostram o teu potencial, muito mal aproveitado com estas longas ausências.
Abraços!

Anónimo disse...

"As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"
Bob Marley

Anónimo disse...

SObre o texto ja disse o que queria dizer: está bom; agora acho que deves continuar a escrever, e com mais frequencia de forma a acumulares experiência, instrumento muito util para qualquer escritor, como muito bem diz "um forasteiro".
Quanto a essa pequena troca de ideias entre os teus dois leitores, concordo com "um forasteiro". Acho aliás que "Catia" interpreta muito mal as suas palavras.
E quanto a isso digo, experimenta passar um dia sentada, parada, num canto do teu quarto. O que aprendes? Que ficar sentada muitas horas faz te doer o rabo. Cresceste? Isso é sequer importante?

Anónimo disse...

Bem isto é que foi um texto pa dar que falar... parabens! E já agora, concordo com o "forasteiro" quando ele diz que os blogues são pa este tipo de "discuxões"... bj fica bem

Anónimo disse...

Tal como o forasteiro, eu também não sou pessoa de ficar calada,daí ir comentar novamente as suas palavras!É assim: eu aceito a tua opinião,mas repara eu tenho uma opinião diferente quanto ao assunto tratado no texto,talvez porque já me aconteceu perder tempo,mas ao contrário do que te aconteceu,para mim perder tempo foi bom,talvez porque não perdi tudo!Acho que estamos a transformar isto numa luta! Não percebi qual a lógica de me teres emendado num erro ortográfico! Está descansado que eu sei perfeitamente escrever crescer!Sei que também te corrigi no outro comentário mas não te corrigi ortograficamente,corrigi-te porque aquela frase era do meu querido Fernando Pessoa!Jinhus pra o proprietário do blog

Anónimo disse...

Creio que a pessoa cognominada de Cátia está a levar todo este conteúdo para o campo do “pessoal”. Gostava primeiro de proferir o seguinte: Quando recorri ao comentário feito por ti, não era minha intenção que achasses que te estava a abordar de uma maneira pessoal e com o intuito de te “atacar”. Ao invés disso, o meu propósito era utilizar o teu comentário para reforçar o meu, tornando-se mais fácil explicar o meu ponto de vista em relação á “perda de tempo”. Mas como deu para perceber, a tua capacidade de entendimento das minhas palavras é muitíssimo desfalecido. Daí teres partido para o campo do “pessoal” sem antes teres tentado entender a minha opinião.
Porque se reparares, eu não estou a impor a minha convicção, mas sim a expressa-la, que a mim me parece que são duas coisas discrepantes.
Eu não quero que as pessoas aceitem o meu estilo de vida e a maneira de pensar, muito pelo contrário, por isso apenas expus as minhas ideias.
Mas deu para reparar que tens necessidade de estares em constante conflito com alguém (e podes dizer que o mesmo se aplica a mim, por me dar ao trabalho de também te responder) até porque eu não transformei isto numa luta, mas sim tu, ao responderes ao meu comentário. Toma primeiro atenção ao que dizes, pois pode acontecer coisas deste género, acabas por te “enterrar” com aquilo que proferes.
E com este género de atitudes (o facto de retaliares o que eu escrevo) só mostras que ainda precisas de crescer muito, e habituares-te a que nem tudo tem de ser como tu queres.
Ao Nyctea deixo novamente o pedido de em breve poder ler mais um dos seus textos.
Abraço

Anónimo disse...

Ao forasteiro tenho uma última coisa a dizer: Ainda bem k afinal isto n é uma luta e estás enganado porque eu n levei isto pra o campo pessoal,mas parecia k tu estvas a levar isso pra esse campo! AH tás enganado kaundo dizes k gosto de viver em constante conflito com alguém,mas entendo o facto de achares isso! E sim tens razão: eu ainda preciso de crescer muito,mas tu tb n pexixas?Acho que a nossa vida é um constante crescimento! Gostei das nossas "discussôes"! Fica bem! Jinhus pra o proprietário do blog

Anónimo disse...

Uma última resposta: Claro que eu preciso de crescer, toda a gente no mundo está em constante crescimento. mas mais uma vez, não me fiz entender: eu tenho uma maturidade intelectual um pouco superior á tua, daí teres de crescer. Desta vez não me vou alongar, até porque já vi que há um novo texto para ser lido.
Abraço